PÁGINAS
  • 06:00
Depois das pré-conferências realizadas nos povoados de Giboia 27/10 e Alecrim 10/11, a Secretaria Municipal de Educação promoveu a IV conferência municipal no Clube Itatiaia nos dias 23, 24 de Novembro de 2017 com a presença de autoridades, diretores, professores e convidados. O prefeito Vonte do Merim que estava fora do município, foi representado por sua esposa Abelma Nataline.
Mais de 300 pessoas estiveram presentes no evento.
A IV conferência “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Municipal de Educação (PME): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica” trouxe palestra a magna e três painéis temáticos com o intenção de enriquecer as discussões dos grupos a fim de levantar propostas locais e inter federativas para fortalecer o desenvolvimento da educação.
Painéis temáticos enriqueceram as discussões dos grupos 
Durante a conferência aconteceu o seminário do PACTO programa de formação dos professores do ciclo de alfabetização desenvolvido pelo município em parceria com o Estado com o intuito de cumprir estratégias referentes a Meta 5 do Plano Municipal de Educação - Lei 400/2015, que diz respeito a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental. O seminário objetivou promover diálogos e reflexões a respeito dos caminhos percorridos pelo Programa Pacto Estadual/PNAIC (nacional) no ano de 2017. Na oportunidade os professores apresentaram experiências pedagógicas realizadas nas salas de aula do município de Retirolândia que promoveram avanços nas aprendizagens dos/as alunos/as do ciclo de alfabetização.
Atividades apresentadas pelas escolas
As propostas apresentadas pelos grupos serão encaminhadas para COEED - Conferência Estadual de Educação com previsão para março de 2018.
Eleaci Dias Magalhães Junior, Secretário de Educação.
Para o secretário Municipal de Educação, Eleaci Dias Magalhães Júnior, o evento alcançou o resultado esperado, observando que as propostas apresentadas pelos grupos tendem a qualificar e fortalecer o desenvolvimento da educação municipal.
Crianças entoando o Hino Nacional em coral.
A ocasião contou com um público de mais de 300 participantes, dentre eles, algumas crianças que cantaram o hino do município no momento de apresentação cultural.
Fidelcina, coordenadora geral da educação e Professores em momento de apresentação.
A IV conferência municipal de educação  contou com a participação de palestrantes de vasto currículo que apresentaram conteúdos relacionados aos painéis mencionados acima.

Maura da Silva Miranda proferiu acerca do sistema nacional de educação, regime de colaboração articulado e plano municipal de educação que tratou sobre o PNE na articulação do sistema nacional de educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação, planos decenais e SNE: qualidade , avaliação e regulação das políticas educacionais ;
Planos decenais, SNE e democratização da educação : acesso, permanência e gestão.

Jussara Secondino do Nascimento, fez palestra acerca do currículo e abordou sobre planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão.
Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde , tecnologia e inovação.

Perpétua Boaventura Sampaio - destacou o financiamento de educação , abordando: planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;
Planos  decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;  e
Planos decenais, SNE e financiamento da educação : gestão, transparência e controle social.

Reporte-nos algum problema! Ouvidoria