PÁGINAS
  • 05:24
Com a participação do prefeito do município, Alivanaldo Martins, Vonte, Secretários, Associações Comunitárias e muitos populares, foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia-BA, nesta segunda-feira (06), o seminário com o tema: Desafios e Avanços no Associativismo Retirolandense, promovido pela Prefeitura de Municipal através da Secretaria de Assistência Social,  Secretaria da Agricultura e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.
O objetivo do evento era fazer o levantamento da situação da Associações, encaminhar suas demandas e prepará-las para a captação de recursos, contribuindo com o desenvolvimento local.
Para Antônio, técnico agropecuário da Secretaria da Agricultura do município, é necessário o suporte técnico/jurídico às Associações, tornando-as prontas para a disputa de editais, com o direito de pleitear as ofertas do governo, fortalecendo o desenvolvimento do município, juntamente com os grupos de produção.
O município, parceiro nessa idéia, dará o apoio jurídico às Associações, com o propósito de tornar essas entidades prontas, com suas certidões positivas e aptas para a captação de projetos e recursos. Das cerca de 43 Associações Comunitárias, apenas 12 estão regularizadas.
Algumas das dificuldades para a subsistência das Associações podem estar ligadas à falta de apoio em gestões anteriores e às dificuldades encontradas para seus sócios garantirem o pagamento em dia.

O Seminário com as associações comunitárias teve como objetivo identificar os principais desafios existentes nas associações do município, buscando de forma coletiva possíveis soluções para os mesmos. No período da tarde, os participantes se dividiram em grupos para debater e apresentar as fragilidades e potencialidades de cada entidade, estabelecendo inclusive, prazos para o cumprimento das ações previstas. Um encaminhamento concreto foi a regularização dos documentos contábeis de cada associação, até o dia 20 de dezembro. Além disso, o Conselho de Desenvolvimento Sustentável, responsável também pela realização do evento, se comprometeu na elaboração de um plano de ação que deverá contemplar as estratégias e ações apresentadas por cada grupo. Outra demanda solicitada foi a realização de uma oficina sobre reformulação de estatutos para atender as mudanças estabelecidas no código civil brasileiro e a Lei do Marco Regulatório. Além disso, há a possibilidade de continuar com a agenda mensal ou bimestral com as associações comunitárias, como estratégia de fortalecimento das instituições. O Conselho de Desenvolvimento se reunirá na próxima terça-feira, dia 14.11 e dará continuidade às questões pautadas durante a tarde desta segunda-feira (06) e conta com o apoio total da Gestão Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, umas das mentoras do evento com apoio das Secretarias de Agricultura e Infra-estrutura.


ASCOM PMR
Reporte-nos algum problema! Ouvidoria