PÁGINAS
  • 04:51
Com o objetivo de oferecer aos produtores rurais de Retirolândia a oportunidade de agregar valor aos seus produtos, o prefeito, Vonte do Merim, viabilizou uma parceria através da Secretaria Municipal de Agricultura, para que seja ampliada a comercialização de alimentos orgânicos no município. A parceria incentiva o consumo de produtos orgânicos, sem agrotóxicos.
Atualmente, 15 famílias produtoras de hortaliças no sistema orgânico acessam o mercado institucional através da chamada pública do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Essas famílias são acompanhadas pelos técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que prestam assessoria técnica com apoio a produção e comercialização. Além dessas famílias que estão no fornecimento da merenda escolar, há diversas iniciativas de produção nas comunidades rurais em Quintais Produtivos, para o consumo próprio.

17 agricultores ganharam barracas e espaço na feira livre para comercializar os produtos orgânicos no município. “Por ser um produto mais saudável, sem químicas, o cultivo é mais demorado e tende a ser um pouco mais caro, talvez por essa razão as pessoas ainda preferem produtos com agrotóxicos e que já foram expostos em outras feiras antes de chegar em Retirolândia.” Explica uma agricultora.
O técnico agrícola, Antônio Silva, conta que nas últimas décadas houve um crescimento muito grande com relação à preocupação com a saúde, por isso as pessoas começaram a investir numa alimentação mais saudável. “Essa mudança de comportamento propiciou o desenvolvimento de novas técnicas de produção na agricultura, que culminaram com a produção de alimentos orgânicos.” Explica.

O secretário municipal de agricultura, Gilson Eusébio, lembra que por serem produzidos sem a utilização de agrotóxicos sintéticos e fertilizantes químicos, os alimentos orgânicos atraem cada vez mais a atenção de quem busca uma alimentação mais saudável e produtos de melhor qualidade. “Apesar de este tipo de alimento ainda soar um pouco estranho para a maioria da população, um número significativo de pessoas no Brasil e também no mundo já descobriram os benefícios de adquirir produtos orgânicos.” Relatou.
De acordo com o prefeito, Vonte do Merim, a gestão não tem medido esforços para garantir a produtividade dos agricultores e, mensalmente, tem fornecido água para os produtores, segundo o gestor, o apoio do poder público é fundamental para garantir a soberania produtiva e alimentar dos agricultores objetivando a geração de emprego e renda.



ASCOM/IMAGENS ILUSTRATIVAS
Reporte-nos algum problema! Ouvidoria