PÁGINAS
  • 05:20
Depois de realizar a primeira pré-conferência no povoado de Gibóia no último mês de maio, incluindo as comunidades da sua microregião para a incorporação de propostas para o melhor funcionamento dos serviços de Assistência Social por meio do SUAS, a Secretaria de Assistência Social do município de Retirolândia-BA, promoveu a segunda etapa do evento na última sexta-feira(07) na localidade de Alecrim com a participação das comunidades da região.
A ocasião contou com a presença de personalidades como o Prefeito do município, Vonte do Merim, Secretários municipais, Conselho Municipal de Assistência Social, dentre outros.
A pré-conferência que pela primeira vez foi realizada no município, tem como objetivo contar com a participação da sociedade para propor ideias que contribuam com as políticas de Assistência Social  nos âmbitos:  Municipal, Estadual e Federal, cujas conferências devem acontecer até o final deste ano. No caso de Retirolândia, o evento acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto. Na pré-conferência em Alecrim, 4 equipes foram formadas para sugerir as propostas dentro dos 4 eixos indicados, como sugestões que poderão contribuir com a qualificação e melhor funcionamento do SUAS- Sistema Único de Assistência Social.
Os programas que compõem o SUAS em Retirolândia são os seguintes: Bolsa Família, Viver Melhor e Moradia, com apoio aos conselhos municipais como: Mulher, CMDCA, Idoso, Juventude e Desenvolvimento local.

O CRAS é considerado como a porta de entrada da Assistência Social. Toda e qualquer demanda ou familiar deve passar por avaliação da equipe técnica desse setor para ser atendida pela secretaria de Assistência Social. O serviço de convivência de vínculos é um dos programas que funcionam no setor.
O prefeito Vonte que participou de todo o evento, disse na ocasião que a abertura de oportunidade para sugestões da sociedade é a demonstração que a população tem vez e voz e que o poder público atende as demandas daqueles que passam por suas vulnerabilidades sociais, o que, de acordo com o gestor, serve como norte para a gestão pública trabalhar conforme a necessidade de cada um.
Para a Secretária Nayara Silva que falou das pretensões de criar programas como o grupo de gestantes, a ocasião é uma oportunidade para conhecer as demandas da população e as propostas que poderão contribuir com o melhor funcionamento dessa secretaria, além do fortalecimento das políticas públicas de Assistência Social para o município, estado e país. A secretária destacou o serviço de convivência que funciona como espaço de acolhimento e intercâmbio para as famílias, para o aprendizado e troca de experiências e fortalecimento de vínculos familiares em áreas  como: escolas, igrejas e comunidades. Atualmente 6 comunidades do município contam com o serviço de convivência. De acordo com Nayara, outras 3 deverão ser agraciadas com o projeto nesse segundo semestre."a gente tem que gerar resultados na vida das pessoas", disse ela.

A secretária afirmou que o Conselho de Assistência Social é um órgão essencial, sem o qual, segundo suas palavras, não é possível desenvolver ações positivas por ser proponente e controlador das ações desenvolvidas pela secretaria que ela representa.

Nayara destacou ainda a participação do prefeito Vonte na ocasião. Para ela que disse estar emocionada, a presença e participação do gestor nas atividades do evento, soam como comprometimento com as Políticas de Assistência Social e com a vontade de ouvir os munícipes que têm que ter, Vez e Voz.


ASCOM
Reporte-nos algum problema! Ouvidoria